E depois de um grande hiato, o Veterano (finalmente!) retoma com ânimo renovado (graças à “persuasão” de uma certa hacker conhecida apenas como Sombra...) a sua proposta de adaptação de Overwatch para Savage Worlds. Hoje apresentando a vocês, mais uma personagem do jogo: Zarya. Ela pode ser utilizada tanto como um personagem pelos jogadores quanto como uma PdM. Salvo quando for especificado o contrário, foram utilizadas as regras existentes na Edição Brasileira / Revisada do Savage Worlds e no Compêndio de Superpoderes.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2016
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Guisado de Gnomo - Às vezes para Realizar um Jogo Divertido, Você Precisa Ignorar o Jogo
“Err... não era para esse jogo ser divertido TAMBÉM?!”
- Jogador Iniciante
Saudações, prezados leitores!
E o Veterano hoje traz para vocês, a tradução de mais um artigo do acervo do blog Gnome Stew, dessa vez abordando uma importante questão que, tanto os Narradores iniciantes quanto os veteranos costumam se esquecer às vezes. Boa leitura!
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Guisado de Gnomo - Planejamento de Sessões: Três Princípios Fundamentais
"Eu verifico o Gnome Stew todos os dias.
Eles sempre têm algo lá que é divertido, útil, ou ambos."
- Monte Cook, Designer de Jogos.
Eles sempre têm algo lá que é divertido, útil, ou ambos."
- Monte Cook, Designer de Jogos.
Saudações, prezados leitores!
Hoje, o Veterano compartilha com vocês a tradução de mais um artigo do gigantesco acervo do blog Gnome Stew. Dessa vez, abordando alguns conselhos interessantes sobre planejamento de sessões, os quais podem facilmente ser de utilidade tanto para Narradores em início de carreira quanto os mais calejados. Boa leitura!
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Material Selvagem - Regras Expandidas: Guardas Adormecidos
“Dormindo em serviço? Tsc, tsc, tsc... mas que coisa mais feia! rs”
- Salteador, após render um vigia que DEVERIA estar de guarda.
- Salteador, após render um vigia que DEVERIA estar de guarda.
Saudações aventureiros
selvagens!
E eis que o Veterano retorna,
trazendo mais um artigo do blog Savage Stuff. Dessa vez, Richard Woolcock compartilha conosco algumas interessantes dicas sobre como lidar com aquela situação clássica em que os adversários dos jogadores (ou os próprios, porque não?) são pegos dormindo durante o turno de guarda. Boa leitura!
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Guisado de Gnomo - Sessões Curtas: Como Lidar?
"Se você não está lendo o Gnome Stew, você está perdendo.”
- Wolfgang Baur, Designer de Jogos.
- Wolfgang Baur, Designer de Jogos.
Saudações, prezados leitores! Quanto tempo, não é mesmo?
Embora tenha passado o último mês em “estado de estase”, o blog não encontrou o seu derradeiro fim (“Hoje não”, para citar Syrio Forel, rs). Muito pelo contrário. O Veterano tem dedicado sua atenção a alguns projetos “nos bastidores” (além do eterno embate diário com os desafios da vida real...), mas sempre buscando compartilhar um ou outro assunto interessante na fan page do blog.
Bom meus amigos, eis que hoje um destes projetos finalmente pode ser compartilhado com vocês.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Material Selvagem - Jovens Selvagens: Crianças e Adolescentes em Savage Worlds
“Meu plano
maquiavélico teria dado certo, se não fosse por esses garotos enxeridos!”
- Vilão (Genérico), esbravejando depois de ser preso pelas autoridades locais.
Saudações leitores selvagens!
Eis um fato praticamente incontestável: quando bem elaborados, crianças e adolescentes rendem excelentes personagens, sejam estes secundários ou protagonistas da história, independentemente do tipo de mídia em questão (literatura, filmes, quadrinhos...). De Caverna do Dragão a Harry Potter, dos Goonies a Stranger Things... exemplos bem sucedidos que comprovem essa constatação é o que não faltam espalhados por ai. Basta um pouco de pesquisa sobre o assunto.
"Mas e no nosso bom e velho RPG? Como é que a coisa realmente funciona Veterano?” Possivelmente alguns podem estar se perguntando nesse exato momento.
domingo, 18 de setembro de 2016
“Level Up!” Um Ano de Existência!
"Mas
já? Como o tempo passa depressa quando estamos nos divertindo!"
- RPGista Veterano
Saudações amigos leitores!
Quando comecei a trabalhar na ideia de escrever o blog, confesso que o fiz sem maiores pretensões (nenhuma, na verdade), apenas por diversão. E agora, vejam vocês, mesmo com os inúmeros momentos de "trancos e barrancos" (cortesia da vida real), completamos hoje um ano de existência na blogosfera (hmm... será que esse termo AINDA é utilizado? rs)!
Assim, gostaria de agradecer a todos os leitores (e aos 3d6 RPGistas que enviam sugestões e/ou "cobranças" esporádicas, rs) que pacientemente tem nos acompanhado durante essa jornada virtual. E que o blog possa ter utilidade a todos os Jogadores e Narradores (sejam Novatos ou Veteranos) que ainda juntar-se-ão a nós no decorrer do caminho vindouro.
Obrigado.
RPGista Veterano
E agora, se me permitem, com licença, pois há muito trabalho pendente a ser feito - e um belo montante de Pontos de Experiência acumulados para distribuir! rs
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
A Sombra do Lorde Demoníaco se Aproxima!
"Diversos eventos anômalos vem
assolando estas terras recentemente. Plantações inteiras se perdendo antes do período da colheita. Gado adoecendo e morrendo repentinamente. Os animais têm fugido dos territórios de caça conhecidos e relatos sobre o avistamento de criaturas sinistras, antes restritas aos recantos mais sombrios dos ermos, ou apenas a velhas lendas, vem tornando-se cada vez mais frequentes próximos das regiões povoadas.
E agora, como se tudo isso já não
fosse o bastante, dizem os rumores que um secto dedicado a um poder deveras sinistro e sortuno tem angariado seguidores para suas fileiras dentro do reino...
Seriam estes sinais concretos de
alguma velha profecia? A Sombra do Lorde Demoníaco estaria mesmo cada vez mais próxima? Se tal coisa for verdade, rogo aos deuses – se é que algum deles ainda dá ouvidos as nossas preces – para que tenham piedade de nossas almas..."
- Último registro no diário de Gusthav Baersic, o “Sábio Louco”
(encontrado próximo a um cadáver putrefato em uma velha cabana há muito abandonada)
(encontrado próximo a um cadáver putrefato em uma velha cabana há muito abandonada)
Assinar:
Postagens (Atom)