“Salve forasteiro! Finalmente você apareceu. Estava te esperando já faz um tempo.
O que foi? Pela sua ‘cara de assustado’, você deve ser o tal novato vindo da Academia Imperial que o Professor Morgan’ny contratou para a vaga de assistente, certo? Pois então, ele me pediu para te encontrar e levá-lo até ele, enquanto tratava dos detalhes finais da expedição, que deve partir em breve.
Imagino que você já deva saber disso, mas... como o Professor pediu, e o velho Clint aqui já está sendo pago mesmo, vamos repassar um ‘resumo geral’, enquanto caminhamos, tudo bem?
A humanidade chegou as margens das Auroras, ou ‘Novo Mundo’ como ainda é chamado por alguns, há pouco mais de três séculos, e nada mais foi o mesmo desde então. Forjando um império que quase abrangeria o mundo em sua busca por conhecimento, poder e riqueza, os humanos logo descobriram que não estavam sozinhos por essas bandas.
Os clãs anões do norte ainda estão se recuperando de uma guerra civil brutal entre os troca-peles e os vampiros. As nações pequeninas guardam zelosamente suas cidades arbóreas no oeste, enfrentando desafiadoramente a expansão imperial...e acredite, o que falta neles em altura, eles compensam de sobra com coragem!
Os elfos dos reinos caçadores-coletores no sul continuam a vagar como sempre fizeram, divididos como um povo pela geografia, estilo de vida e rivalidades antigas nas cortes reais. Tribos territoriais de sasquatchs, um tipo de primata gigantesco, inteligente e peludo, permanecem escondidas na natureza, enquanto legiões de autômatos, adormecidos por milênios, sabe-se lá por qual razão, começam a despertar. Alguns grupos nativos se integraram a sociedade imperial mas a maioria se apega as suas próprias tradições e costumes antigos.
Os sacerdotes do Templo da Luz exercem um controle significativo sobre o Império, por meio da fé e do punho de ferro da Ordem dos Inquisidores. Como resultado, muitos colonos criminosos e os chamados ‘pagãos’ foram forçados a ir para as terras selvagens e inexploradas do Crescente Exterior em busca de oportunidades. A Academia Imperial até financia expedições para as fronteiras, como essa do Professor, em sua busca para localizar artefatos perdidos do velho mundo e construir novas industrias em torno de suas descobertas.
Dizem que tanto o continente norte quanto o sul, cresceram sobre as ossadas de alguma civilização antiga que agora está em ruínas, mas que nem sempre foi assim. Eles já foram o lar dos Arquitetos, mestres da construção, da maquinaria e magia do velho mundo. Pelo menos, eles eram antes da Sangria. De acordo com os nativos, o Esmaecido — o lugar onde toda a magia se origina, e onde os espíritos das pessoas viajavam após a morte — sangrou para o reino mortal há milhares de anos, mudando ambos para sempre. Isso mesmo, rapaz... o último refúgio da humanidade é também um deserto indomável que foi alterado por alguma força sobrenatural...
Mas bem, o que a gente não faz para garantir um bom bocado de vermilium de vez em quando, não é mesmo?
Vermilium. Isso mesmo, aquele metal vermelho brilhante, encontrado aqui nas Auroras como pepitas, em veios e como poeira nos rios que fluem das Montanhas Crescentes. Visto como ‘representante da vida, riqueza ou divindade’, dependendo de quem você perguntar, pois afinal há loucos para todos os gostos, ele atua como a moeda unificadora dessas terras e um objetivo impulsionador para qualquer ‘herói falho’, por assim dizer.
Aliás, essa é uma época propícia para pessoas desse tipo: de caçadores de recompensas a ladrões de tumbas, de andarilhos justiceiros a soldados da fortuna, todos tentando sobreviver em uma fronteira perigosa que ainda não foi mapeada, domada ou mesmo compreendida.
Fortunas em vermilium podem ser feitas por aqueles que são fortes de coração e dispostos a caçar homens, monstros ou maquinas, embora tais esforços não sejam isentos de riscos. Espero que tenha estômago forte para lidar com problemas, pois lutar contra gangues de criminosos desesperados, autoridades corruptas, misteriosos concílios de bruxas, sociedades de guerreiros hostis, bestas e doenças sobrenaturais e autômatos antigos para sobreviver, é algo mais corriqueiro do que pode sonhar.
Ah! Ali está o Professor. Entregue são e salvo! Agora, se me permite, vou ‘molhar a palavra’ com uma bebida no Saloon Dado Selvagem, pois toda essa conversa me deixou com uma sede daquelas. Com um pouco de sorte, arrumo uma briga também.”
![]() |
Salve, amigos e amigas do Veterano! Espero que estejam todos bem.
Após lidar com diversas “rolagens complicadas” desde a última postagem (uma questão que ficará para um outro momento...), é muito satisfatório retomar as atividades no blog, escrevendo algumas palavras sobre uma novidade que está chegando em breve e que deve agradar aos fãs do RPG Savage Worlds: o cenário de Vermilium.
Vermilium nos apresenta a uma ambientação para Savage Worlds: Edição Aventura, onde elementos de alta fantasia, fantasia sombria e oeste estranho colidem-se, resultando num mundo surreal, brutal e recém-colonizado, com humanos, elfos, anões, pequeninos (vulgos halflings), mistérios e monstros, erigido sobre as ruínas de uma revolução industrial há muito esquecida, e com tudo e todos marcados pelo poder da magia em maior ou menor grau.
Prepare-se para explorar os segredos de complexos industriais de outrora, agora jaz em ruínas; participar de incursões para recuperar artefatos antigos, obter recompensas muitas vezes perigosas, caçar e enfrentar monstros aterrorizantes; e coletar componentes e ingredientes sobrenaturais para criar e inventar remédios estranhos e maravilhosos, armas e até novos objetos de poder para auxiliá-lo em suas aventuras (o que, ao que tudo indica, sempre se fará necessário).
Tudo isso e muito mais espera por você e seus companheiros em Vermilium, enquanto assumem o papel de anti-heróis em um mundo árduo e moralmente cinza de magia, máquinas e expansão territorial.
![]() |
Jogo Rápido já disponível! |
Escrito por Ben Giles e publicado no exterior pela editora independente White Witch Games (cuja publicação foi concretizada em 2022, por meio de uma campanha de financiamento no Kickstarter), Vermilium está sendo trazido para o Brasil pela Escafandro Editora, uma editora que, ainda que estreante, conta com integrantes já experientes no ramo de RPG, tendo trabalhado em títulos de renome como Fallout RPG (em campanha de financiamento coletivo pela Retropunk Publicações) e Mork Borg (publicado pela Huginn & Muninn). A editora pretende publicar o cenário por meio de uma campanha de financiamento coletivo através da plataforma MeepleStarter, com previsão de início no dia 08/04/2025.
Aliás, é possível aprender um pouco mais sobre o mundo de Vermilium fazendo o download do Jogo Rápido que já encontra-se disponível na página de pré-campanha de financiamento (sobre o qual o Veterano pretende compartilhar suas impressões em breve). Nele contém uma breve introdução ao cenário, uma aventura cheia de ação e quatro personagens prontos para jogar.
O que esperar do Financiamento Coletivo?
A proposta da campanha de financiamento coletivo é
custear a produção de um livro de capa dura, tamanho 21 x 15cm (aprox.), com
224 páginas e ilustrado. Dentro dele, você irá encontrar um guia completo para
preparar e jogar campanhas ambientadas no mundo de Vermilium, além de:
![]() |
Capa do Livro do Cenário |
· 10 linhagens de personagens para jogar, incluindo opções culturais para cada uma;
· 50 novas Vantagens e Complicações;
· Geradores de aventuras, encontros e dezenas de ganchos;
· Doenças sobrenaturais como vampirismo, xilomicose, e agonia índigo licantropa;
· Um bestiário formidável com quase 100 criaturas;
· Novas regras de cenário para caçar e coletar componentes de criaturas e ingredientes mágicos; criar itens e artefatos; e jogar com anti-heróis.
Além da publicação do livro propriamente dito, há variadas opções de recompensas que incluem versões físicas e digitais de mapas, benes personalizados, baralho e outros itens.
E para aqueles que que ainda não conhecem o sistema de Savage Worlds, haverá também a opção de add on para adquirir o livro básico com o mesmo preço do site da Retropunk Publicações.
A entrega da versão digital do livro (pdf) está prevista para ser realizada assim que a meta base for atingida, enquanto que as demais recompensas digitais serão entregues após o término da campanha de financiamento. Já as recompensas físicas, estas estão previstas para acontecer até dezembro/2025.
Se você gosta de RPG ou tem interesse em começar a jogar; se curte a temática de faroeste e/ou fantasia sombria, talvez se interesse por Vermilium.
Nenhum comentário:
Postar um comentário