quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Material Selvagem - Regras Expandidas: Guardas Adormecidos

“Dormindo em serviço? Tsc, tsc, tsc... mas que coisa mais feia! rs”
- Salteador, após render um vigia que DEVERIA estar de guarda.

Saudações aventureiros selvagens!

E eis que o Veterano retorna, trazendo mais um artigo do blog Savage Stuff. Dessa vez, Richard Woolcock compartilha conosco algumas interessantes dicas sobre como lidar com aquela situação clássica em que os adversários dos jogadores (ou os próprios, porque não?) são pegos dormindo durante o turno de guarda. Boa leitura!

Regras Expandidas: Guardas Adormecidos
Por Richard Woolcock
Tradução da postagem Expanded Rule: Sleeping Guards publicada em 05/08/2015 no blog Savage Stuff.

Não existem regras oficiais sobre como lidar com o sono e vigília [1], embora este seja um assunto que ocasionalmente aparece durante o jogo. O mais próximo que temos de uma decisão oficial é o poder Sono (Nota do Veterano: pág. 164 do livro Savage Worlds - Edição Brasileira; pág. 159 da Edição Revisada), que permite as vítimas adormecidas fazer uma rolagem de Perceber sem modificadores para acordar se ouvirem um "barulho alto". Clint também sugeriu que alguns Narradores podem optar por permitir que uma rolagem de Perceber com uma penalidade se o personagem furtivo não obtiver um aumento em sua rolagem de Furtividade. [2]

Ao utilizar de Furtividade para se aproximar sorrateiramente de alguém, os inimigos são classificados como guardas ativos ou inativos. Uma falha na rolagem de Furtividade permite que um guarda inativo faça uma rolagem de Perceber sem modificadores, e se bem sucedida, ele se torna um guarda ativo para fins de rolagens futuras. Já os guardas ativos podem fazer rolagens resistidas de Perceber, a fim de localizar o personagem.

Proponho, portanto, um terceiro estado: Adormecido.

Quando se esgueirando de guardas adormecidos, uma falha na rolagem de Furtividade indica que você fez algum barulho, e eles podem fazer uma rolagem de Perceber com -2 (a penalidade por estar dormindo): com um sucesso, eles despertam e tornam-se guardas inativos (eles assumem que apenas acabaram de acordar naturalmente), enquanto que com um aumento, eles acordam e tornam-se guardas ativos (eles sabem que algum barulho os acordou e, portanto, estarão mais alertas).

Ao tomar o Último Passo (Nota do Veterano: pág. 28 do livro Savage Worlds - Edição Brasileira; pág. 22 da Edição Revisada), se você não conseguir um aumento em sua rolagem de Furtividade, então um inimigo adormecido pode fazer uma rolagem resistida de Perceber com -2 (a penalidade por estar dormindo). É claro que mesmo que acordem, eles provavelmente estarão Prostrados e (a menos que possuam armas naturais) serão considerados Defendsores Desarmados, pelo menos até que tenham tido sua primeira ação. Dormir durante o serviço de guarda é uma má idéia!

Observe que a penalidade por estar adormecido não deve ser aplicada na rolagem de Perceber para Noção do Perigo. Um personagem adormecido que utilize com êxito a Noção do Perigo desperta automaticamente e age como se estivesse acordado para começar.

Saquear um dragão adormecido...confesse, você (ou alguém do seu grupo) JÀ TENTOU fazer algo assim em sua mesa de jogo!
(E precisou lidar com as consequências disso depois, evidentemente! rs) - Arte de Justin Gerard

Nova Complicação:
SONO PROFUNDO (MENOR)
Você possui um sono muito pesado, e é difícil de acordar. A penalidade que você sofre nas rolagens de Perceber enquanto adormecido é aumentada para -4, e você não pode fazer rolagens resistidas de Perceber contra o Último Passo. Um personagem com esta complicação nunca pode pegar Sono Leve.

Nova Vantagem:
SONO LEVE (ANTECEDENTE)
Requisitos: Novato, Perceber d6+
Você dorme muito levemente, e está sempre alerta quando acorda. Você ignora a penalidade -2 nas rolagens de Perceber enquanto adormecido. Além disso, se alguém tentar se aproximar sorrateiramente enquanto você está dormindo e falhar em sua rolagem de Furtividade, um sucesso normal na sua rolagem de Perceber o faz acordar e se tornar um guarda ativo, enquanto que com um aumento você acorda em ação de Aguardar.

Quando alguém usa o Último Passo contra você, você pode sempre tentar uma rolagem resistida de Perceber, mesmo que ele tenha conseguido um aumento na rolagem de Furtividade. Se você ganhar o adversário, você acorda e o vê, enquanto que ganhando com um aumento significa que você também acorda em ação de Aguardar (e pode tentar interrompê-lo imediatamente, se quiser).

Nota do Veterano: Na postagem original, Richard fez referência a dois tópicos ([1] e [2]) existentes no fórum oficial da Pinnacle, os quais aparentemente, foram excluídos ou mudados de lugar. Caso o Veterano localize os tópicos, os respectivos links serão adicionados ao texto.

Nenhum comentário: