quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Guisado de Gnomo - A Mesa Online: É Mais Trabalho?

"Jogar Online? Sei não... isso parece ser muito trabalhoso de organizar."
- Narrador receoso (ou seria preguiçoso?).
Saudações, prezados amigos!

E depois de um razoável hiato (cortesia do Troll "cozinheiro gourmet" que resolveu “curtir umas férias”... acreditem ou não, encontrar um desses que também seja um profissional decente é mais difícil do que parece! rs), o Veterano compartilha com vocês a tradução de mais um artigo do gigantesco acervo do blog Gnome Stew. Dessa vez, abordando uma questão envolvendo um assunto bastante recorrente: o trabalho de se organizar um jogo online. Boa leitura!

A Mesa Online: É Mais Trabalho?
Por JohnFredericks
Tradução da postagem The Online Edition: Is It More Work?, publicada em 15/10/2015 no blog Gnome Stew.

Isso vai ser mais trabalho?” Se você está considerando narrar um jogo online pela primeira vez, pode estar se fazendo esta pergunta. O objetivo deste artigo é tentar responder isso, e talvez deixar sua mente mais à vontade. Examinaremos o trabalho envolvido antes, durante e entre as sessões. No quadro geral, não é realmente mais trabalho, apenas um trabalho diferente. Vamos dar uma olhada.

Antes da Sessão
A maior parte do trabalho para jogos online precisa de ser feito com antecedência. É muito difícil apenas "improvisar" ou narrar um “jogo descompromissado” online (Nota do Veterano: não que isso seja impossível, mas enfim...). Você terá que escolher uma Mesa Virtual, recrutar jogadores e ajudá-los a começar o seu jogo. Você também terá que compilar seus mapas, tokens e Fichas de Personagens. Em seguida, todos esses dados precisam ser carregados para que você esteja pronto para dar início à sessão. Você tem que ser organizado, mas isso é verdade para os jogos presenciais também.

Entretanto, você economizará algum tempo se comparado às sessões tradicionais. Por exemplo, não há necessidade de dimensionar, imprimir, colar ou laminar mapas. Basta desenhar e digitalizar um, ou encontrar um online, e carregá-lo. Você não precisa colecionar, pintar ou vasculhar suas miniaturas. Use qualquer programa de edição de imagens para fazer o que você precisa. Existe um criador de tokens gratuito chamado Token Tool, que também pode lhe economizar algum tempo.

No aspecto mais “amador” da coisa, você eliminará completamente o seu tempo de viagem. Você pode jogar de pijama, e não há necessidade de endireitar toda a casa. Lanches não são necessários, exceto para você. Os jogos online podem ser uma grande economia de tempo para adultos ocupados.

Um jogo online de D&D 5E sendo preparado na Mesa Virtual do Roll20
Durante a Sessão
Mesas Virtuais tornam algumas coisas mais fáceis durante o jogo. Elas muitas vezes permitem que você mantenha o controle dos pontos de vida e outras condições pertinentes sobre os tokens. Isso realmente otimiza seu trabalho durante o combate. Se você esqueceu um token, ou precisa de um PdM inesperado, você pode geralmente encontrar um muito rapidamente. (Eu precisei de um barco a remo recentemente e obtive um em segundos). A menos que você esteja em videoconferência, seus jogadores nunca saberão se você está “lutando” nos bastidores. Sua reputação como um Narrador genial está segura.

Para reduzir a contabilidade, permita que seus jogadores editem suas próprias Fichas de Personagens e mantenham o controle de seus pontos de vida e condições. Isso retira um pouco do fardo de seus ombros. Esse tempo será melhor gasto planejando táticas dos PdMs e caracterizações.

Entre Sessões
Jogos online economizam tempo entre as sessões também. Se você terminar no meio de uma batalha, basta fechar o navegador e ir cuidar de sua vida. Tudo ainda estará lá da próxima vez. Agora, experimente fazer isso na sua mesa de jantar... Além disso, você pode até colocar notas na tela como "Os jogadores vão primeiro na próxima vez".

Se um jogador avançar ou subir de nível, basta ajustar sua Ficha de Personagem online. Não há necessidade de imprimir uma nova cópia, ou se preocupar se você trouxe ou não a versão correta de um personagem em particular. Você também pode usar o tempo entre as sessões para que os jogadores verifiquem suas Fichas de Personagens ou para lidar com questões de regras. Dessa forma, você não tem que reservar tempo para fazer isso na próxima sessão.

Conclusões
A maior parte do trabalho para uma sessão online precisa ser feito de antemão. Narradores online precisam ser organizados e preparados, caso contrário, terão uma sessão estressante. No entanto, o computador alivia parte da carga de trabalho ao longo do restante do processo. Se você é bom com a preparação para sessões presenciais, o processo online não será trabalhoso, apenas diferente.

E quanto a vocês? Como vocês se preparam para suas sessões online? Como vocês gerenciam a carga de trabalho? Deixe-nos saber abaixo nos comentários.

Nenhum comentário: