sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Sombra do Lorde Demoníaco se Aproxima!

"Diversos eventos anômalos vem assolando estas terras recentemente. Plantações inteiras se perdendo antes do período da colheita. Gado adoecendo e morrendo repentinamente. Os animais têm fugido dos territórios de caça conhecidos e relatos sobre o avistamento de criaturas sinistras, antes restritas aos recantos mais sombrios dos ermos, ou apenas a velhas lendas, vem tornando-se cada vez mais frequentes próximos das regiões povoadas.

E agora, como se tudo isso já não fosse o bastante, dizem os rumores que um secto dedicado a um poder deveras sinistro e sortuno tem angariado seguidores para suas fileiras dentro do reino...

Seriam estes sinais concretos de alguma velha profecia? A Sombra do Lorde Demoníaco estaria mesmo cada vez mais próxima? Se tal coisa for verdade, rogo aos deuses – se é que algum deles ainda dá ouvidos as nossas preces – para que tenham piedade de nossas almas..."
- Último registro no diário de Gusthav Baersic, o “Sábio Louco”
(encontrado próximo a um cadáver putrefato em uma velha cabana há muito abandonada)


Saudações meus amigos!

Eis que ontem, dia 15/09/2016, para aplacar a ansiedade (ou seria mesmo insanidade? rs) dos RPGistas brazucas, a editora Pensamento Coletivo finalmente deu início a campanha de financiamento coletivo da edição brasileira do livro Shadow of the Demon Lord através do Catarse.

Um grupo de heróis disposto a enfrentar o mal de frente (ou tombar tentando... o que é o bem mais provável de acontecer!)
Escrito por Robert J. Schwalb, um dos grandes e respeitados nomes da indústria do RPG atualmente – ele já trabalhou em inúmeros títulos nas maiores empresas do ramo, como Wizards of the Coast, Green Ronin e Fantasy Flight Games, por exemplo, e foi o designer de jogos como Warhammer Fantasy RPG, A Guerra dos Tronos RPG (publicado no Brasil pela Jambô Editora) e, nada menos que a 5.ª Edição de Dungeons & Dragons, antes de fundar sua própria editora –, Shadow of the Demon Lord (ou SotDL, como também é conhecido lá fora) é o resultado de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter realizada em 2015, na qual foram arrecadados US$. 140.122,00 (a meta na época para publicação era de US$. 30.000,00).

O Fim é Apenas o Começo…
Shadow of the Demon Lord é um jogo de RPG de fantasia sombria — um gênero que mescla elementos de horror em um mundo de fantasia. Nele, você encarnará personagens que lutam para sobreviver em uma terra que está rumando para o esquecimento, infestada por demônios, hordas de mortos-vivos, magia estranha e cultistas desequilibrados... tudo isso nas ruínas do último grande império da humanidade.

O livro é ambientado naqueles que podem ser considerados os últimos e derradeiros dias de um mundo de fantasia, este imerso no caos e na insanidade criados pelo fim dos tempos, com reinos inteiros tomados por rebanhos uivantes de seres bestiais, espíritos deformados libertos do Submundo, e horrores inomináveis despertados pela chegada iminente de um mal ainda maior...

Qual a causa de tudo isso? O Lorde Demoníaco, é claro! Este ser de poder incomensurável e maldade absoluta é o verdadeiro responsável pelas catástrofes que vem assolando o mundo. Cada novo terror liberto reflete sua chegada, o toque de sua sombra, e sua fome insaciável não só pelo mundo, mas como por tudo que existe. Embora próximo, o Lorde Demoníaco permanece fora do cosmo, chacoalhando as grades de sua prisão, conforme tenta fugir do Vácuo para trazer sua destruição ao mundo.

Sobre o Livro e o seu Sistema de Regras
Shadow of the Demon Lord: Edição Americana
Shadow of the Demon Lord é um RPG completo em um único livro (cuja edição brasileira terá formato A4, capa dura, aproximadamente 272 páginas em papel couchê e impressão colorida), trazendo todas as informações necessárias para a criação de personagens, formar grupos em busca de aventuras e contar histórias memoráveis com seu grupo de jogo. Da mesma maneira, ele fornecerá aos Mestres de Jogo todas as ferramentas que eles venham a precisar para criar suas aventuras, um bestiário contendo mais de 100 criaturas vis, uma região detalhada do mundo de campanha e um extenso repertório de dicas para ajudar a gerenciar o seu jogo.

O sistema de regras busca ser de fácil aprendizado, ágil e requerer pouca preparação para jogar, garantindo assim que tanto novatos quanto veteranos possam se divertir na mesma mesa contando histórias interessantes e excitantes. Ele se utiliza de um sistema único para a resolução de qualquer tarefa, seja esta atravessar a garganta de um demônio com sua espada, chutar uma porta para fugir do mesmo demônio, ou até para fugir do vômito ácido que ele cospe.

Seus personagens se desenvolverão junto com a história. Cada vez que seu grupo completa uma aventura, o nível geral do grupo aumenta. E cada aumento traz algo interessante para o seu personagem. Você pode aprender magias novas, truques com uma arma, ou algo que lhe ajude a sobreviver. Todos os benefícios adquiridos vêm dos caminhos que o seu personagem segue. Sua primeira aventura irá lhe ajudar a escolher  qual o primeiro caminho que ele irá trilhar (se você gastar muito tempo lutando, ele pode vir a tornar-se um guerreiro, ou, se você utilizar uma magia de um tomo feito com pele humana e arame-farpado, poderá se tornar um feiticeiro, por exemplo). Em níveis mais altos, você escolherá caminhos adicionais que poderão melhorar suas escolhas prévias ou levar seu personagem em direções totalmente novas. Você pode escolher o caminho que quiser, para que jogue com o personagem que você realmente queira jogar.

O mal assume muitas formas... mas às vezes, algumas são mais dificeis de se enfrentar do que parecem.
Com uma campanha durando em torno de 11 sessões, você conseguirá jogar várias campanhas ao longo de um ano, o que dará aos jogadores a chance de contar mais histórias, criar mais personagens e experienciar mais do que o jogo tem a oferecer. Um personagem leva aproximadamente cinco minutos para ser feito, e para isto, você faz uma escolha, anota algumas informações na sua ficha e está pronto para jogar. E para o Mestre de Jogo, você consegue preparar uma sessão no tempo que leva para ler algumas páginas de texto.

Sobre o Financiamento Coletivo
Em relação à campanha de financiamento em si, existem alguns pontos que são válidos serem observados. Um deles é o valor de frete para envio do livro não estar acrescido às recompensas, o qual será acertado à parte, quando os livros começarem a ser disponibilizados aos apoiadores (se você participou de algum financiamento coletivo organizado recentemente pela editora Retropunk Publicações, certamente estará familiarizado com tal método).

Outro ponto (o qual talvez não agrade muito aos potenciais apoiadores) é o fato de existirem poucas opções de recompensas: basicamente, apenas o livro básico impresso juntamente com sua versão digital (há uma opção com valor diferenciado para aqueles que participaram do financiamento do livro Interface Zero, outro título da editora), uma edição de luxo do livro, acrescida de dados personalizados, bloco de fichas, e diversos suplementos impressos e suas respectivas versões digitais (os quais estão incluídos na lista de metas extras, mas que neste caso, estarão garantidos independentemente das mesmas serem alcançadas ou não) e pacotes de dados personalizados que podem ser adquiridos como adicionais. Nesse caso em particular, o Veterano sentiu falta principalmente de uma opção de recompensa contendo apenas a versão digital do livro, para aqueles jogadores mais “multimídia” (e/ou com pouco espaço disponível em suas estantes, rs) interessados apenas em conhecer o jogo de uma forma mais descompromissada.

Em contrapartida, o que aparentemente falta em termos de opções para as recompensas, há em abundância nas metas estendidas: uma “singela” lista com 38 potenciais extras digitais, indo de suplementos a aventuras prontas (alguns com valores bem mais acessíveis, quando comparados aos seus equivalentes no financiamento da edição americana), os quais poderão ser desbloqueados no decorrer da campanha até o seu encerramento no dia 14/11/2016 (a campanha durará por 60 dias), sendo que TODOS que apoiarem com um valor de R$. 110,00 ou mais irão recebê-las gratuitamente. A princípio, exceto pela recompensa da edição de luxo, não há (ao menos ainda) nenhuma confirmação da possibilidade da versão impressa destes serem disponibilizados como adicionais.

O mal... O MAL! Ele está vindo!!! Será você capaz de enfrentá-lo (ou morrer tentando)?
A proposta de Shadow of the Demon Lord é sem dúvidas, bastante tentadora, especialmente para aqueles jogadores que estão um pouco cansados (ou desgastados) de ambientações de fantasia mais tradicionais e que desejam variar um pouco tal temática. O Veterano há muito tempo já faz parte das fileiras que torcem com expectativa para que a vinda da edição brasileira seja um sucesso e certamente garantirá o seu exemplar deste tomo vil (preferencialmente com inúmeras metas extras adicionais já desbloqueadas), assim que for possível.

Afinal de contas, às vezes, o mundo precisa de heróis. Mas, no desespero dos últimos dias, com o mundo aceitando qualquer um (heróis, patifes, loucos, e qualquer um que queira lutar contra a escuridão que está por vir), você irá lutar contra os demônios ou irá queimar tudo e dançar sobre as cinzas? Quem você se tornará, quando o mundo morrer?


Notas do Veterano:
1) Caso possuam interesse em obter maiores informações a respeito do livro, o Luciano Paulo Giehl (sim, “o cara do Mundo Tentacular!” rs), publicou uma análise bem detalhada (dividida em duas partes) com suas impressões sobre a edição americana – as quais podem ser lidas aqui e aqui.

2) E se por alguma razão a resenha acima não for suficiente para saciar a curiosidade sobre o sistema (principalmente no que diz respeito à construção de personagens), o Vitor Tonini publicou em seu site pessoal um texto contendo suas impressões sobre o jogo, assim como um ‘passo-a-passo’ da criação de um personagem.

3) E se tudo o mais falhar e a curiosidade ainda persistir... bem, vocês podem participar da Comunidade Brasileira Oficial do jogo no Facebook!
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