sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Preparem-se para as Guerras Estranhas!

“Na guerra, prepara-te para a paz. Na paz, prepara-te para a guerra.”
- Sun Tzu
[Atualizado em 04/02/2016]

Aaaa-ten-ção! Saudações caros amigos.

Na reta final de 2015, a Retropunk Publicações disponibilizou em sua loja virtual uma nova aventura para Savage Worlds no cenário Deadlands, chamada Não Beba Dessa Água. “Ok, tudo bem Veterano... e o que tem isso de mais?”, alguns leitores provavelmente estarão pensando. Bom, o motivo que levou o Veterano a escrever este artigo (assim como acionar alguns de seus contatos nos serviços secretos e redes de espionagem para trazer mais algumas informações para vocês) foi justamente o anúncio existente na última página desta aventura: Weird Wars: Weird War II.

Weird War II - Edição Savage Worlds
Weird Wars (ou algo como “Guerras Estranhas” em bom português) é uma linha de cenários alternativos de horror, publicada pela Pinnacle Entertainment Group (sim, isso mesmo, a editora do Savage Worlds), tendo como foco alguns dos grandes conflitos de nossa história, como por exemplo, a Guerra do Vietnã, as Grandes Guerras Mundiais e até mesmo as batalhas do Império Romano. Todas elas com o marcante acréscimo de um tom sombrio e aterrorizante (como se a guerra em si já não fosse o suficiente...), cortesia da presença de criaturas sobrenaturais e poderes além da compreensão humana tentando influenciar constantemente o curso dos conflitos.

Segundo o anúncio, a Retropunk pretende lançar no Brasil (por enquanto, ainda sem uma data oficial para o lançamento, apenas a confirmação de que será ainda esse ano) o cenário Weird Wars: Weird War II para Savage Worlds, onde os jogadores assumem o papel de soldados das forças Aliadas contra o Eixo, nos trágicos eventos que abalaram o mundo durante o período da Segunda Guerra Mundial. O problema é que, não bastando o poderio bélico, as forças inimigas contam também com um macabro arsenal que inclui soldados mortos-vivos, veículos mal-assombrados, lobisomens nazistas... entre tantas outras aberrações.

Weird War II - Edição D20
Apesar de ter sido o primeiro cenário da linha, originalmente o Weird War II foi publicado em 2001 utilizando-se das regras do Sistema D20, sob o nome de Weird War II: Blood on the Rhine e teve seis suplementos publicados depois disso (Afrika Korpse, Dead From Above, Horrors of Weird War Two, Land of the Rising Dead, Hell in the Hedgerows e Hell Freezes Over). Somente alguns anos depois, após a publicação do Weird Wars: Tour of Darkness, é que o mesmo foi convertido e republicado para Savage Worlds, aproveitando-se das melhores partes das publicações de sua contraparte d20 para criar um único volume.

Particularmente, este pode vir a ser um interessante “reforço” para o público RPGista brasileiro, uma vez que estamos deveras mal servidos de publicações abordando o tema em nosso idioma no RPG, contando com poucos títulos como Cães de Guerra (Sistema Daemon), F.U.B.A.R. (um e-book gratuito sobre campanhas militares modernas no Sistema d20) e O Mais Longo dos Dias (Opera RPG), sendo que destes, apenas o segundo ainda é facilmente acessível (aliás, vocês podem fazer o download do mesmo aqui), pois os demais encontram-se fora de catálogo (caso alguém conheça mais algum existente em português, por favor compartilhe conosco nos comentários).

Além do próprio Weird War II, a linha possui os seguintes títulos:
  • Weird Wars: Tour of Darkness (abordando o conflito da Guerra do Vietnã);
  • Weird Wars: Rome (publicado em 2013, após um bem sucedido Financiamento Coletivo, abordando as batalhas no período do Império Romano);
  • E o futuro (e ainda não publicado) Weird Wars: Weird War I. Segundo anúncio oficial feito esta semana no site da Pinnacle, será realizada uma campanha de financiamento coletivo através do Kickstarter (prevista para ocorrer no período de 16/02 a 03/03/2016) para viabilizar a publicação do título.
Isso sem contar as histórias publicadas pela própria Pinnacle, sob o selo da Wendigo Tales (o que aliás, seria interessante de se ver publicado por aqui... agora com a Retropunk investindo também no mercado literário, quem sabe?).


De qualquer modo, nunca mais será possível enxergar a Segunda Guerra Mundial da mesma maneira (pelo menos nas mesas de jogo) após a chegada de Weird War II (o Veterano o utiliza como material complementar em Achtung! Cthulhu – seu “cenário oficial” em se tratando de Segunda Guerra Mundial “Estranha”, rs).

Nenhum comentário: